sexta-feira, 7 de maio de 2010

DEUS vê e conhece: a Onisciência Divina.

"Onisciência" significa "conhecer todas as coisas". Os olhos de DEUS estão em toda parte (Jó 24.23_Ele lhes dá descanso, e nisso se estribam; os olhos de DEUS estão nos caminhos deles), e ele sonda todos os corações, bem como observa os caminhos de cada um (1Sm 16.7_Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.) __em outras palavras, Ele sabe tudo e conhece a todos todo o tempo. Conhece o futuro não menos que o passado e o presente e conhece eventos possíveis que nunca acontecem não menos do que os eventos que, de fato, ocorrem (1Sm 23.9-13_ Sabedor, porém, Davi de que Saul maquinava o mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui a estola sacerdotal. Orou Davi: Ó SENHOR, DEUS de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como teu servo ouviu? Ah! SENHOR, DEUS de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá. Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão. Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de perseguí-lo.). DEUS não precisa buscar informações a respeito das coisas, como um computador recupera um arquivo; todo o seu conhecimento está imediata e diretamente diante dEle. Os escritores bíblicos se mostram espantados com a capacidade da mente de DEUS com respeito a tudo isso (Sl 139.1-6_Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou a língua, e Tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais pra mim: é sobre-modo elevado, não o posso atingir.).
O conhecimento de DEUS está ligado a sua soberania: ele conhece todas as coisas, porque ele as criou, sustenta-as e as faz funcionar a todo o momento, de acordo com o seu plano (Ef 1.11_nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.). A idéia de que DEUS poderia conhecer e pré-conhecer todas as coisas, sem controlar tudo, não é só anti-escriturística como também ilógica.
Os crentes são encorajados pela Onisciência de DEUS, porque ela lhes assegura que todas as coisas a respeito deles são conhecidas por Aquele que os ama e não descuidará de coisa alguma que lhes diga respeito (Is 4.27-31_Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: o meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu DEUS? Não sabes, não ouviste o que o eterno DEUS, o SENHOR, o Criador dos fins da Terra, nem se cansa, nem se fadiga?Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.). Para o descrente, a verdade do conhecimento universal de DEUS deve trazer terror, porque se constitui uma advertência de que ninguém pode esconder-se ou esconder de DEUS seus pecados (Sl 139.7-12_Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo asas de alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me sustentará. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.).

Um comentário:

<b

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.